LOCAL

ESA/UEA
Policlínica Odontológica da UEA/ESA

DURAÇÃO DO CURSO

Quinzenal – 6 meses
Terça feira das 18:00 ás 22:00 hs
(48 horas)

INVESTIMENTO

R$ 450,00

6 parcelas mensais (boleto)
Taxa de matrícula : R$ 100,00

PÚBLICO ALVO

Alunos de Graduação em Odontologia

JUSTIFICATIVA DA REALIZAÇÃO DO CURSO

Diante desse fato, torna-se necessário o conhecimento dos alunos de graduação sobre os modernos sistemas de instrumentação mecanizada, uma vez que esse tema não é abordado no Curso de Graduação em Odontologia da nossa região, com o propósito de no futuro, atender a comunidade empregando a instrumentação mecanizada em procedimentos endodônticos, tendo em vista à necessidade de que esse conhecimento seja acessível aos alunos do Curso de Odontologia, sem que estes tenham de fazer grandes deslocamentos até outros Centros a fim de se instruírem.

OBJETIVOS

  • Fornecer conhecimento necessário aos alunos de graduação, por meio de aulas teóricas, demonstrativas e acompanhamento clínico para a atualização sobre as mais modernas técnicas e equipamentos utilizados hoje em dia na Endodontia, fazendo com que o aluno possa ter desenvolvimento técnico e científico que, no futuro, lhe permitam realizar a terapia endodôntica utilizando a instrumentação mecanizada durante o tratamento endodôntico;
  •  Capacitar o aluno de graduação a estabelecer diagnóstico, prognóstico e acompanhamento adequado para os futuros casos realizados;
  • Instruir sobre emprego de sistemas mecanizados durante o tratamento Endodôntico de rotina por meio de demonstrações laboratoriais em canais de acrílico simulados, simuladores de dentes humanos e acompanhamento e auxílio aos profissionais na clínica;
  • Divulgar e ensinar aos alunos de graduação da UEA e das diversas faculdades de Odontologia de nossa região o conhecimento científico que a equipe produz na UEA e publica em diversas revistas de impacto científico relevante que favorece o tratamento endodôntico e a qualidade de vida dos pacientes;
  • Apresentar e informar aos alunos sobre o emprego dos modernos sistemas de movimento reciprocantes de lima única e instrumentos endodônticos atuais fabricados com ligas tratadas.

RESUMO SOBRE A PROPOSTA DO CURSO

Dentre os atuais avanços do tratamento endodôntico está o preparo mecanizado dos sistemas de canais radiculares. A utilização de instrumentos acionados a motor na Endodontia promove tratamentos mais rápidos, efetivos, com um número menor de sessões operatórias, menor custo e menos fadiga e estresse ao Paciente e Profissional, sendo que nos dias atuais os motores elétricos ou contra- ângulos pneumáticos empregados, não necessitam de um alto investimento por parte do Profissional para uso de forma rotineira, sendo em seu consultório particular ou no Sistema Público de Saúde da nossa região, favorecendo a população atendida com um tratamento endodôntico mais rápido, efetivo e em um menor número de sessões , possibilitando o atendimento a um maior número de pacientes.

Programa teórico-prático do curso
Ministrantes: Prof Dr. André A. F. Marques , Prof. Dr. Fredson Márcio A. de Carvalho e Prof. Eduardo da Costa Nunes
01 Apresentação do Projeto do Curso, apresentação da Universidade e Lista de Materiais – Aula Inovações Endodônticas Teórica participativa
02 Aula de Diagnóstico e tratamento e Cirurgia de Acesso unirradiculares, Pré-molares e Molares. Teórica / Laboratorial
03 Preparo Cervical em dentes humanos (soluções, Instrumentos e brocas) – Sistema Protaper Universal e Protaper Next Teórica / Laboratorial
04 Preparo apical e obturação (Instrumentação rotatória e termocompactação da Guta-percha) Teórica / Laboratorial
05 Treinamento laboratorial de Instrumentação Endodôntica mecanizada Laboratorial
06 Treinamento laboratorial de Instrumentação Endodôntica mecanizada Laboratorial
07 Treinamento laboratorial de Instrumentação Endodôntica mecanizada Laboratorial
08 Treinamento laboratorial de Instrumentação Endodôntica mecanizada Laboratorial
09 Acompanhamento clínico supervisionado Acompanhamento clínico
10 Acompanhamento clínico supervisionado Acompanhamento clínico
11 Acompanhamento clínico supervisionado Acompanhamento clínico
12 Acompanhamento clínico supervisionado Acompanhamento clínico

FUNCIONAMENTO E DURAÇÃO PREVISTA DO CURSO

As atividades do Curso serão quinzenais (terça-feira), sem contabilizar os feriados ou recessos, uma vez que as aulas não ministradas por causa desses eventos serão repostas.

PROFESSORES RESPONSÁVEIS

Prof. Dr. André Augusto Franco Marques

  • Doutor em Biotecnologia

  • Especialista e Mestre em Endodontia

  • Especialista em Implantodontia

  • Professor de Odontologia da Universidade do Estado do Amazonas- UEA

  • Professor do Curso de Mestrado em Ciências Odontológicas da UFAM.

  • Professor do Curso de Especialização em Endodontia do Instituto RC/ GEM.

Prof. Dr. Fredson Márcio Acris de Carvalho

  • Doutor em Endodontia

  • Especialista em Endodontia

  • Mestre em Endodontia

  • Professor de Odontologia da Universidade do Estado do Amazonas- UEA

  • Professor do Curso de Especialização em Endodontia do Instituto RC / GEM.

Prof. Guilherme Moreira de Carvalho

  • Especialista em Endodontia

  • Mestre em Ciências Odontológicas

  • Professor de Odontologia da Universidade Paulista – Manaus

  • Professor do Curso de Especialização em Endodontia do Instituto RC/ GEM.

Para ter acesso a mais informações sobre a qualificação dos Professores do Curso acessem a busca de currículo pela Plataforma Lattes no site do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento científico e Tecnológico. www.cnpq.br

EMENTÁRIO, DESCRIÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO E A BIBLIOGRAFIA

I – EMENTA:
O conteúdo teórico da disciplina permitirá que o aluno compreenda a filosofia de trabalho do curso, transmitindo o conhecimento científico que possibilita a informação sobre os novos instrumentos, ligas metálicas e motores utilizados na técnica endodôntica atual  para diferentes grupos de dentes humanos.

II – OBJETIVOS GERAIS:
Informar e instruir sobre as etapas do tratamento endodôntico (Diagnóstico, cirurgia de acesso, odontometria, preparo biomecânico e obturação do canal radicular), suas possibilidades e nuances nos diferentes órgãos dentais.

III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Fornecer conhecimento necessário para a futura realização da técnica endodôntica, fazendo com que o aluno possa ter conhecimento científico e se atualizar sobre o correto diagnóstico e tratamento dos problemas que envolvem o endodonto e a utilização das modernas ligas, instrumentos e motores utilizados para esse fim.

IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Teoria:
Morfologia da cavidade pulpar em dentes humanos, Instrumental e Material Endodôntico; Diagnóstico; Abertura coronária; Preparo do sistema de canais radiculares por meio das técnicas automatizadas; Obturação do sistema de canais radiculares por meio de técnicas de termoplastificação da guta-percha; Substâncias químicas auxiliares na instrumentação mecanizada; Medicação intracanal.

Prática: Demonstração em canais simulados ou simuladores de dentes em resina das técnicas que utilizam as modernas ligas de níquel-titânio  e os equipamentos necessários para o emprego desse material.

V – ESTRATÉGIA DE TRABALHO

O conteúdo programático será apresentado em aulas teóricas e demonstrativas utilizando os seguintes métodos didáticos:

Aula expositiva dialogada;

Aulas demonstrativas para execução dos tratamentos endodônticos utilizando-se das modernas ligas de níquel titânio com superfície tratada e sobre os equipamentos necessários para o uso das mesmas dental.

VI – AVALIAÇÃO

O aluno será avaliado em cada unidade realizando exercícios que evidenciam se o mesmo atingiu ou não os objetivos específicos propostos para tal unidade. Serão aplicadas avaliações teóricas e trabalhos realizados pelos alunos inscritos.

VII – BIBLIOGRAFIA

ALVARES, S. Endodontia clínica, 1a ed, 1990
BERGER, C. R. Endodontia clínica, 2002
COHEN, S.; HARGREAVES, K.M. Caminhos da polpa, 2007
ESTRELA, C. Ciência Endodôntica, 9a ed, 2004
IMURA, N. ; ZUOLO, M. L. Endodontia para o clínico geral, 1998
INGLE, J. I.; BEVERIGE, E. E. Endodontia , 3a ed, 1989
LEONARDO, M.R. Endodontia: tratamento de canais radiculares-princípios técnicos e biológicos, 2005
LOPES, H. P.; SIQUEIRA JÚNIOR, J. F. Endodontia: Biologia e técnica, 3a ed., 2010.
SOARES, I. J.; GOLDBERG, F. Endodontia: técnicas e fundamentos, 2011.

INSCRIÇÃO

    Dados pessoais







    Endereço


    Graduação